fbpx

O que é medicina ayurvédica? E como colocá-la em prática?

Você já ouviu falar de “ayurvédica”, mas quer obter mais detalhes? Primeiramente, saiba que esse termo vem do tradicional sistema médico indiano, conhecido por Āyurveda. Ele é baseado em antigas escrituras, que tratam da compreensão natural da vida e do cuidado integral da saúde humana.

A medicina ayurvédica é um dos sistemas médicos vigentes na Índia e em outros países, com reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, ela é aceita como uma terapia, inclusa na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS)

Há diversas pesquisas científicas que mostram como as abordagens ayurvédicas são eficazes. Por exemplo, existem ensaios clínicos com formulações ayurvédicas e estudos comparando os tratamentos convencionais e ayurvédicos, como os publicados no Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin).

Como funciona e quando usar as terapias ayurvédicas?

As terapias ayurvédicas englobam diversas práticas de cuidados à saúde para ter um estilo de vida saudável e tratar doenças. Elas são elaboradas conforme a constituição única de cada indivíduo, personalizando o bem-estar preventivo.

Com o apoio de um bom terapeuta ayurvédico, pode-se fortalecer e cuidar da saúde com terapias adequadas para o momento da vida, seja com práticas diárias ou programas terapêuticos. Sua prática faz do Āyurveda uma medicina circadiana, conectando as pessoas com os ciclos naturais da vida.

Por exemplo, os médicos ayurvédicos desenvolvem protocolos holísticos para tratar doenças, inclusive quando há condições agudas e crônicas. Para isso, é essencial considerar as causas, os sinais e os sintomas das desarmonias.

8 ramos da medicina do Āyurveda

O cuidado preventivo e o tratamento de doenças se enquadram nos oito ramos da medicina ayurvédica, que são:

  1. Kāyacikitsā– Clínica geral, considerando corpo e mente
  2. Bālacikitsā– Pediatria, saúde materna e obtetrícia
  3. Grahacikitsā– Desordens mentais
  4. ūrdhvāṅgacikitsā– Tratamento na região da cabeça e pescoço
  5. śalyacikitsā – Intervenções cirúrgicas
  6. Viṣacikitsā– Toxicologia
  7. Jarācikitsā – Geriatria e rejuvenescimento
  8. Vājīkaraṇacikitsā – Saúde reprodutiva e sexual

E o que é panchakarma (pañcakarma)?

São cinco terapias de limpeza interna, que podem ser usadas numa modalidade de tratamento baseada no princípio da remoção de doshas agravados, chamada de śodhana cikitsa.

Esta modalidade de limpeza é uma das mais abrangentes do mundo. Mas lembre-se: nem sempre é necessário realizar uma ou mais terapias do panchakarma; e apenas sob a supervisão de um profissional em Āyurveda em ambiente adequado é possível realizar essas terapias com segurança, ok?

Quais são os panchakarma?

As cinco ações terapêuticas (ou panchakarma) são:

  1. Basti — enema de limpeza e nutrição do cólon intestinal (especialmente para desequilíbrios do dosha Vata);
  2. Virechana — purgação (principalmente para desequilíbrios do dosha Pitta);
  3. Vamana – vômito terapêutico (sobretudo para desequilíbrios do dosha Kapha);
  4. Raktamoksha – sangria (em especial para desequilíbrios do dosha Pitta);
  5. Nasya – limpeza ou nutrição dos órgãos da cabeça (para desequilíbrios que acontecem dos ombros para cima).

Quais são as principais terapias corporais ayurvédicas?

A seguir, listamos as principais terapias corporais ayurvédicas, que são:

  1. Abhyanga

“Aquele que pratica a massagem com óleo (abhyanga) regularmente, o corpo, mesmo sujeito às injúrias ou ao trabalho extenuante, não é muito prejudicado; seu aspecto físico é macio, liso, forte e sedutor. Com a aplicação de óleo regularmente, os sinais do avanço da idade são diminuídos.” (Charaka, Sutrasthana 5, 88-89)

  1. Udvartana

Massagem estimulante feita com pó de ervas (seco ou misturado com substância líquida), principalmente para tratar desordens metabólicas. Após udvartana, costuma-se fazer svedana (sudação). Seu uso regular é indicado após a aplicação de abhyanga:

“A unção sobre o corpo elimina o mau cheiro, cura a sensação de peso, o entorpecimento, o prurido e remove a sujeira desagradável e indesejável que surge com a sudorese.” (Charaka, Sutrasthana, 5, 93)

  1. Dhara

Aplicação de fluxo (dhara) de diversos ingredientes no corpo todo ou em partes dele. Um dos mais conhecidos é o shirodhara (aplicação de fluxo na cabeça):

“Olear a cabeça impede / cura queda de cabelo, cabelos grisalhos, rachaduras no couro cabeludo, doenças da cabeça e desequilíbrios Vata, produz clareza nos órgãos do sentido, dá força à voz, mandíbula e cabeça.” (Asthanga Hrdayam, Sutrastana, 22, 23)

  1. Pinda Sweda

Sudação (sveda) por meio de trouxinhas (pinda) aplicadas no corpo. Há diversos tipos de pindas ou kizhi, como:

Por exemplo, Manja Kizhi, que tem como ingrediente a cúrcuma (manja, em Malayalam), é usado para tratar os praticantes de Kalari, a arte marcial indiana. É indicado para: alívio de inflamação, dor, edema, calor e vermelhidão local, entorses, dores reumáticas e fortalecimento de articulações, músculos e tecidos moles.

  1. Lepa

Aplicação de pasta de ervas (lepa) em alguma parte do corpo, usualmente para alívio de inflamação e problemas cutâneos.

  1. Svedana

Terapia do suor. Usualmente é realizada após a terapia da oleação, como o abhyanga. Há diversos modos de fazer o corpo suar, como:

Por que a alimentação ayurvédica é tão especial?

Para toda aplicação de terapia ayurvédica, temos também as orientações dietéticas. Afinal, a alimentação ayurvédica é essencial para o sucesso dos tratamentos e dos cuidados de bem-estar.

Um terapeuta ou um médico em Āyurveda conhece muito bem os alimentos, suas combinações, formas de preparo e consumo, indicações e contraindicações. E, com a alimentação ayurvédica, muitas vezes os remédios não são necessários.

A alimentação é um dos pilares da vida, por isso, a medicina ayurvédica sempre preza pelo cuidado nas condutas dietéticas. De acordo com Āyurveda, as principais condutas de alimentação são:

Como colocar a medicina ayurvédica em prática? Como ser ayurvédico?

Antes de mais nada, tenha em mente que Āyurveda significa o estudo da vida. Em sânscrito, Ayu significa vida e Veda significa conhecimento. Assim, Āyurveda é o conhecimento da vida.

Para aplicar a ciência ayurvédica, os estudos têm suporte de livros clássicos, com base em evidências por meio do conhecimento vivo e da observação constante da natureza. Dentre eles há o “Caraka Samhita”, com cerca de 3 a 4 mil anos.

Em países como Índia, Nepal e Sri Lanka, há universidades para a formação de médico em Āyurveda. O curso é o Bacharelado em Medicina e Cirurgias Ayurvédicas (BAMS) e o médico ayurvédico (ou médico Āyurveda) se chama Vaidya, que pode realizar pós-graduações em hospitais.

Adicionalmente, é possível estudar e praticar Āyurveda de forma tradicional, com o apoio de um guru. Esse mestre ensina ao longo da vida para propósitos maiores de autoconhecimento.

Justamente por isso há praticantes tradicionais do Āyurveda que não são formados em universidades. Muitos deles são chamados de Acharyas e, em geral, têm conhecimento de outras ciências relacionadas, como Yoga.

O Āyurveda acontece quando seu conhecimento é colocado em prática. Então, não é preciso ser médico em Āyurveda para praticar essa medicina. De fato, trata-se de uma perspectiva diferente em relação à medicina convencional do ocidente.

Enfim, praticar Āyurveda é estudar o que é saudável, conhecer os ciclos da vida, desenvolver percepções e condutas para ter bem-estar e não sofrer. Isto é, adaptar-se às mudanças para cultivar a qualidade de vida.

Cuidar da saúde de maneira integral, aprofundar-se no autoconhecimento e na auto-observação: isso é praticar Āyurveda, isso é ser ayurvédico. A propósito, esses são os 3 pilares da vida pelo Āyurveda, a fim de colocar uma vida ayurvédica em prática e cuidar da saúde:

  1. alimentação adequada (ahara);
  2. sono adequado (nidra);
  3. gerenciamento adequado da energia (brahmacharya).

Quero praticar Āyurveda: como começo?

O primeiro passo para conquistar a mudança que você busca, pode ser falar comigo. Você também pode agendar uma consulta personalizada para que eu desenvolva um programa sob medida para você. Vamos conversar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *