fbpx

Já ouviu falar em terapia ayurvédica para prevenir e tratar doenças, por meio de um estilo de vida equilibrado? Se você quer olhar para a saúde como um todo, venha conhecer mais sobre o Āyurveda, um sistema tradicional de medicina nativo da Índia.

Sua prática engloba vários tipos de terapias, como herbologia, yogaterapia, dietologia, massoterapia e afins. Elas servem para cuidar da saúde, fortalecendo o organismo e prevenindo doenças, bem como tratam e curam diversas patologias.

A propósito, as terapias ayurvédicas podem ser passivas, como as massagens, ou ativas, como a adoção de novos hábitos. E, para conquistar os resultados efetivos, é necessário que você esteja disposto a cultivar um estilo de vida mais equilibrado.

Quer saber como isso tudo acontece na prática?

Afinal, o que é a terapia ayurvédica?

As terapias ayurvédicas são embasadas na ciência milenar do Āyurveda, englobando várias técnicas. Para que haja um cuidado à saúde integral e duradouro, se tratar com Āyurveda envolve alimentação, rotina, exercícios e assim por diante, buscando um estilo de vida saudável.

Por exemplo, ao fazer um programa de desintoxicação com restrição dietética temporária, há práticas que ajudam a sustentar os resultados positivos. E isso inclui: dormir mais cedo, tomar banho de Sol, evitar a ingestão de toxinas etc.

10 benefícios da terapia ayurvédica

A seguir, listamos 10 benefícios que a terapia com base em Āyurveda traz para o corpo e a mente:

  1. você é encorajado a amar a si mesmo;
  2. as toxinas no corpo são reduzidas;
  3. sensação de bem-estar e melhora da saúde em nível celular;
  4. redução do estresse;
  5. restauração do equilíbrio natural do corpo;
  6. regulação do metabolismo;
  7. limpeza e melhora do sistema digestivo;
  8. abertura de canais bloqueados no corpo;
  9. rejuvenescimento da pele e dos tecidos;
  10. aumento da imunidade.

Como funciona a terapia ayurvédica no Brasil?

Desde 2017, o Ministério da Saúde reconhece o Āyurveda como uma prática integrativa complementar. Com isso, a terapia ayurvédica faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vale lembrar que o Āyurveda é uma racionalidade médica completa e parte de seu conhecimento pode ser aplicado terapeuticamente. Nesse sentido, um terapeuta atua na promoção da saúde, nos cuidados preventivos e nos tratamentos curativos.

Por falar nisso, a história do Āyurveda no país vem sendo escrita há décadas. Em 1983, médicos indianos e profissionais de saúde se uniram para implementar um hospital ayurvédico em Goiânia, mas mudanças políticas fizeram com que o projeto fosse desfeito.

Em 1986, foi realizado o primeiro curso de formação aos profissionais de saúde em fitoterapia ayurvédica. Essa iniciativa partiu da parceria entre a Secretaria de Saúde de Goiás e o Instituto Brasileiro de Saúde e Desenvolvimento Integrado (IBRASADI).

Atualmente, a formação profissional em Āyurveda ainda se restringe à esfera privada. E, com o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a perspectiva é que sejam definidas as diretrizes para ampliar a atuação na rede pública.

6 exemplos de terapias com base em Āyurveda

As terapias ayurvédicas são usadas tanto para cuidar da saúde e prevenir doenças, quanto para tratar as patologias já instaladas. A abordagem é individualizada, considerando os tratamentos (curativos ou preventivos) para cada pessoa.

Tais possibilidades são encontradas nos textos ayurvédicos. Para exemplificar, há 6 tipos de tratamento listados em Shat-vidha Chikitsa. Logo adiante, veja como as diferentes práticas terapêuticas podem causar ações no corpo ou oferecer diferentes propriedades a ele.

  1. Langhana

Langhana significa leveza. Logo, tudo o que produz leveza no corpo é chamado de Langhana, sendo que há 10 formas de produzi-la:

  1. Brimhana

Brimhana significa promover volume ou aumentar a musculatura e os demais tecidos, em termos de quantidade. Assim, tudo o que faz aumentar o volume corporal é chamado de Brinhana.

  1. Rukshana

Por sua vez, Rukshana significa produzir secura. Então, tudo o que traz secura e aspereza é chamado de Rukshana.

  1. Snehana

Snehana significa produzir untuosidade no corpo. Portanto, tudo o que produz oleosidade, fluidez e maciez no organismo é chamado de Snehana, sendo que há 2 formas de aplicá-la:

  1. Swedana 

Swedana significa fomentação, vaporização ou sudação, isto é, induzir ao suor. Nessa linha, tudo o que destrói rigidez, frieza, peso e estimula a sudorese é chamado de Swedana.

  1. Stambhana

Por fim, Stambhana significa parar. Tudo o que para as coisas em movimento, especialmente os líquidos (como diarreia e sangramento excessivo) é chamado de Stambhana.

Como encontrar um terapeuta ayurvédico?

Muitos profissionais de saúde têm o conhecimento de Āyurveda e integram esta ciência em seus atendimentos. Se seu médico diz para comer alimentos preparados na hora, evitar comidas requentadas e eliminar o micro-ondas, possivelmente ele fez algum curso de formação em terapia ayurvédica.

Você pode encontrar profissionais graduados nas diversas áreas da saúde convencional. Por exemplo, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros podem integrar os conhecimentos ayurvédicos às suas práticas clínicas.

Há também pessoas que se dedicam integralmente ao Āyurveda e oferecem serviços terapêuticos sem a formação convencional na área da saúde. Afinal, trata-se de um sistema completo de cuidado à saúde, com atuação independente.

É comum que os profissionais atuem de forma complementar para que cada necessidade seja atendida. Por sinal, um médico ou nutricionista pode trabalhar em parceria com um terapeuta em Āyurveda para que seus pacientes tenham os melhores resultados nos tratamentos.

Na Índia, pode-se encontrar médicos que estudam e atuam exclusivamente com esta ciência. Lá, o Āyurveda é reconhecido como medicina, com universidades, pós-graduações, centros de pesquisa, hospitais, clínicas, farmácias e todo o suporte necessário.

Tradicionalmente, a prática abrange a atuação em conjunto de: médico, medicamento, assistente e paciente. E essa amplitude que o Āyurveda proporciona faz com que você possa escolher o melhor profissional para a sua necessidade.

Como fazer a terapia ayurvédica e aproveitar seus benefícios?

A primeira sugestão é avaliar quais são suas necessidades e objetivos. Antes de mais nada, reflita se você tem alguma doença grave ou crônica, desequilíbrios agudos ou, ainda, se busca fortalecer a saúde, mesmo sem queixas de desequilíbrios ou dores.

A partir disso, procure um profissional de Āyurveda, você pode entrar em contato comigo ou agendar sua consulta. E lembre-se: quando estiver em tratamento, siga todas as recomendações, pois as mudanças de hábito são fundamentais para manter a saúde e trazer os resultados esperados.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *